top of page

QUEM SOMOS

 

 

 

Em 1972 surgiu um grupo de pessoas interessadas em construir um Centro Espírita na Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Este grupo era liderado por Hercílio Kulcheski, o qual buscou auxílio na Federação Espírita do Paraná (FEP), encontrou lá pessoas como o Sr. João Guinhoni e o Sr. João de Matos Lima que acreditaram a apoiaram esta iniciativa. A FEP adquiriu um terreno próximo a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e para a construção do Centro Espírita doou também a madeira de uma antiga casa da Rua Visconde de Nácar.

Então, o Grupo de Espíritas pôs mão à obra demoliram a antiga casa e trouxeram a madeira para o terreno onde seria a sede do Centro. Cada um colaborou com o que sabia fazer e assim o Centro foi sendo construído. Em meados de Setembro de 1972 o Centro ficou pronto. E, na noite de 27 de Setembro de 1972, às 20:15 horas, o sonho se transformou em realidade.

Reuniram-se na sede do Centro, representantes dos Centros Espíritas da região sul de Curitiba, destacando-se a União Espírita Caminheiros do Bem, S.E. Fraternidade e C. E. Fé, Amor e Caridade. E ainda os responsáveis pela construção desta sede, e pelo movimento Espírita na Vila Nª Sra da Luz dos Pinhais: Hercílio Kulcheski, Aurea C. Furtado Kulcheski, Gabriel Coelho de Souza, Lauro Kulcheski, Isabel Veiga Kulcheski, Narciso Cordeiro, Valdomiro A. dos Santos, Olivina dos Santos, Claudionor M. Baptista, Francisca Baptista, Ovande Furtado, Geni Ferreira Furtado, Maria de Lourdes dos Santos, Catarina Campos e Alcemir Campos e demais colaboradores, perfazendo um total de 26 interessados na existência do Centro Espírita.

A direção da reunião coube ao representante do Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, Sr. João Pedro Schoroeder. Após a prece de abertura, foi solicitado um secretário para a reunião e o representante da União Espírita “Os Caminheiros do Bem”, Sr. João Acir Garcia se prontificou. A escolha do nome do Centro decidiu-se através de votação. Todos os presentes votaram e após a apuração o nome escolhido foi Centro Espírita “Luz do Evangelho”. Em seguida procedeu-se a votação para a escolha da 1ª Diretoria do Centro. Para presidente foi eleito Hercílio Kulcheski e para vice-presidente Gabriel Coelho de Souza. Com a palavra, o presidente eleito rememorou as dificuldades vencidas para a construção da casa, e expôs a necessidade de mais esforços e união para prosseguir com o movimento que não parava ali. Centro Espírita Luz do Evangelho, dificuldades vencidas, sonho realizado! Já se passaram muitos anos e o Centro Espírita Luz do Evangelho, continua firme nos ideais para os quais foi criado, divulgando a Doutrina Espírita, acolhendo a todos os que o procuram.

Uma Casa de Oração voltada para os interesses daqueles que buscam o despertamento espiritual e o consolo para seus sofrimentos. Dinâmicos e operosos, os Departamentos do Centro, procuram constantemente o aprimoramento e sincronismo, para atenderem a todas as pessoas, que lhes batem às portas. O Centro Espírita Luz do Evangelho será sempre a “LUZ” que brilhará infinitamente neste lugar, orientando, servindo, educando, instruindo e, principalmente distribuindo muito amor.

CENTRO ESPÍRITA LUZ DO EVANGELHO

27/091972

SEMPRE ESPIRITUALIZANDO

.

bottom of page